martes, 16 de marzo de 2010



Já quase de volta para Córdoba, finalmente me deparei com um folheto e a programação do DeVERcidade, evento realizado em Fortaleza pelo Ifoto. Antes de mais nada queria falar da instalação, realmente espetacular. Está de parabéns a equipe que trabalhou na escenografía – um grande abraço para o amigo Ricardo Goyanna – por terem se apropriado de maneira tão interessante do espaço, legal demais.

Pra dar uma conferida no ambiente pode meter no google “devercidade” e “chico gomes” e você vai encontrar algumas imagens desse fotógrafo que dedicou um bom tempo registrando o que acontecia.

Destaque também para o texto da curadoría, instigante e contemporâneo. Um convite ao debate sobre a natureza da imagem e sua gênesis na era da multiplicidade e não autoría, da apropriação por terceiros e construção coletiva de conteúdos culturais. Principalmente em épocas onde se segue debatendo o mesmo conceito “imagético” que já perdura uma cara, pra usar uma expressão coloquial. Aí eu vou ter de recorrer ao amigo Flusser outra vez, que inclusive está até na moda no debate mas que na prática quase nunca é levado em consideração, normal.

O homem se esquece que produz imagens
a fim de encontrar seu caminho no mundo;
Agora trata de encontrá-lo nessas,
Ja não descifra suas próprias imagens,
senão que vive em função delas:
A imaginação se tornou alucinação.

Há de se ter em conta a influência que esse tipo de evento exerce na percepção de um espectador. Afinal de contas, isso É a fotografía que vai ser levada pra casa como possuidora valor artístico, aí existe uma função social, e essa é a produção que levanta o estandarte da modernidade e do debate acerca da imagem, e que imagem é essa? 

E nesse turbilhão de imagens eu pinço alguns pra deixar no ar, pra quem for mais curioso e for buscar algumas iniciativas que me pareceram bem bacanas. Também vale dar uma olhada no site do deVERcidade:

Coletivo Reverbe
Frederico Parente e Rafael Benevides
Mateus Sá
Milena Travassos
Aziz Ary Neto
* aproveito para agradecer à organização que me deixou participar e participar na oficina de edição e portfólio ministrada pela Rosely Nakagawa durante dois dias do evento. Muito bacana, trabalhou o conceito editorial e sua influência na seleção portfolios. Grande abraço e obrigado.

0 comentários: