domingo, 12 de octubre de 2008

Quatro semanas, quatro módulos, tarefas, novidades, modelos diferentes de avaliação, outros códigos. Uma nova língua e todo um processo de seleção. A “Spili”, Escuela de Artes Aplicadas Lino Enea Spilimbergo (www.escuelaspilimbergo.edu.ar) , abre todos os anos 75 vagas para a ”carrera” de fotografía. Uma tecnicatura superior com duraçao de 3 anos, aqui em Córdoba, Argentina.

A Escola é uma das cinco instituiçoes da “Ciudad de las Artes”, conglomerado que abarca ainda o Conservatorio de Música "Félix Garzón", a Escuela de Bellas Artes "José Figueroa Alcorta", a Escuela de Cerámica "Fernando Arranz" e a Escuela de Teatro "Roberto Arlt". Especificamente, a Spilimbergo oferece os Cursos de Desenho Gráfico, Desenho de Interiores, Desenho de Indumentária e de Fotografia.

O processo de avaliação é realizado em quatro etapas. A primeira semana é dedicada à língua: “expresión oral y escrita”. Se o concorrente passar, segue para a segunda etapa, o módulo de “historia del arte” e consequentemente o terceiro módulo, de “lenguaje visual” e ao fim a “introduccion a la especialidad”.

Há de se convir que para a mente do estudante brasileiro, doutrinada traumaticamente para vestibulares e avaliações desde que saímos do berço, faz-se necessário uma adaptação aos diferentes códigos desse modelo. Ao contrário do nosso vestibular o processo é mais extenso, homeopático, e nem por isso menos desgastante, quatro horas, cinco dias por semana, durante quatro semanas. Mas se você já sabe, por condicionamento, como resolver algumas coisas no Brasil, aqui o sujeito tem que ir um pouco mais devagar e tentar prestar atenção em tudo, as chaves para resolver algumas questões não estão onde sempre costumaram estar, pra falar a verdade a língua foi o menor dos problemas, não saber o que esperar foi o mais difícil.

Questões à parte, dentro das incubências que são desenvolvidas na introdução à especialidade, o concorrente tem de criar três séries de três fotografias com temática livre e gênero previamente especificado pela banca, esse ano a linha a ser seguida era uma série de humor, uma de drama e uma de suspense. Publico uma das séries, o último trabalho que fiz antes de ingressar.



Agradeço muitíssimo à Raquel, companheira e modelo incansável que participou ajudando com toda buena onda em todas as etapas. Começo o figurae quase no fim do primeiro ano letivo, pero bue..., ¡aguante figurae!

3 comentários:

Rita Brum dijo...

¡dale!
¡vamos no más!

para isso é que estamos, além de tudo que me toca, sou fã: atemporal, incondicional, apaixonada.

¡suerte!
(a modelo da foto)

Lhéo dijo...

Show!!!!

chico dijo...

Eia Júlio !!! Fantástico. Isso sim é começar a falar com arte, falar de arte, imagem arte.
Parabéns pelas dificuladades. Vencidas.

Chico - Cuiabá - MT - Pantanal